Igreja Evangélica Avivamento Bíblico – Jaçanã

40 anos fazendo parte dessa história!

No mês de Setembro nossa Igreja “IEAB” comemorou 70 anos de sua fundação, é impossível celebrar sem lembrar com louvor dos três Jovens: Mario Roberto Lindstron, Alídio Flora Agostinho e Oswaldo Fuentes, que sendo chamados, foram determinados a seguir a voz e orientação do Espírito Santo para arquitetar e dirigir esse grande projeto de Deus a ‘’Igreja Evangélica Avivamento Bíblico’’ com proposito de avivar a Igreja no Brasil e no Mundo, aprouve a Deus escolher o bairro de Jaçanã na Capital de São Paulo, para fincar a base ‘’O alicerce’’ desse mega empreendimento sacro. No dia 7 de setembro de 2016, a igreja local ‘’Campo Eclesiástico em Jaçanã’’ como não poderia ser diferente, festejou em alto estilo o seu aniversário no teatro Sir Isaac Newton, sob a maestria do pastor e presidente ‘Nilton Batista de Araújo’’, a quem eu e a minha família prestamos nossas homenagens.

Comemoração Teatro Sir Isaac Newton - 70 anos de Avivamento Bíblico

Comemoração Teatro Sir Isaac Newton – 70 anos de Avivamento Bíblico

Pr. Nilton e sua esposa Valnei N. Araújo – a ‘’Pastora’’ título esse que mesmo a igreja a reconhecendo ela não faz a mínima questão em ostentá-lo, pela nossa numerosa família ela é carinhosamente chamada de ‘’Tia Valnei’’. Hoje não se pode contar a história da IEAB, principalmente a de Jaçanã, sem este célebre homem de Deus e sua família, toda homenagem merecida que se fizer, será pouca diante de sua bela trajetória: chegaram em Jaçanã em março de 1995 para presidir e pastorear a igreja que passava por crise – “nove meses” sem pastor, logo ficou claro porque veio, o campo era composto pela sede Jaçanã e mais três micro congregações num total de 270 membros, apoiado por parte da igreja e auxiliado pela Irmã Marlene Ferreira, que deflagrou uma campanha social evangelística nas comunidades aos redores e chegava a distribuir duzentas (200) cestas básicas no mês, conforme nessa foto abaixo – programa que até hoje é mantido em proporção menor.

Trabalho de assistência social

Trabalho de assistência social

Minha família foi buscar refúgio nesta campanha. Em 1996 minha irmã Valdete se convertia e em 1997 o meu irmão Miranilto, que já dava passos em caminhos tortuosos, foi a um acampamento de jovens onde encontrou-se com Jesus e o reconheceu como seu Senhor e Salvador, logo após minha mãe também se convertia a Cristo, e nossa história começou a mudar, o Pastor Nilton e sua família foi instrumento de Deus para essa mudança. Para se ter uma ideia, o maior traficante desta comunidade em que morávamos era integrante da nossa família – hoje a temível comunidade ‘’Vila Sapo’’ deu lugar a honrada Vila Germinal ostentada por casas, prédios, condomínios, considerados classe média, inclusive o Pr. Nilton veio morar em nossa querida vila que está a 900 mts. da igreja sede.

A partir da conversão de meu irmão e minha mãe, originou-se um ponto de culto na então Vila Sapo, meu irmão apos 3 anos de convertido foi desafiado a dirigir a pequena congregação, sendo agora uma das grandes congregações do campo – ‘’Congregação Vila Germinal’’. Pastoreada pelo Presbítero Miranilto Nascimento, que se tornou um empresário bem sucedido e nosso ‘’Pastor’’, louvado seja nosso Deus, já contamos de nossa família com 78 pessoas convertidas pelo poder do evangelho de Jesus Cristo e quase todos congregam no mesmo lugar. Não posso deixar de registrar minha alegria e gratidão ao Pr. Nilton e o conselho do Campo de Jaçanã que na grande festa de comemoração do septuagésimo aniversário da IEAB, ordenou 3 pastores: Sidnei dos Santos, Valdir Rocha e Amauri F. Silva, consagrou 4 presbíteros: Eu, Antônio Nascimento, redator dessa matéria e também Jeonilton Teixeira Rocha, Marcelo de Castro Gomes e Ricardo Jairo Magron Alvarez, também consagrou 14 diáconos e diaconisas: minha mãe Altamira P. Nascimento, Antônia Soares Vieira, Celio Gomes Rodrigues, Cleunice Maria S. Souza, Iracema R. G. Evangelista, Isabel S. dos Santos, José Antônio Silva, Josué Pereira, Julio Maria C. Aguiar, Marcelo Rodrigues Oliveira, Maria Carolina A. Santos, Maria das Dores B. Silva, Patrícia Miranda Nascimento e Sueli Bonifácio Carrijo.

No dia 15 de outubro de 2016, o Campo de Jaçanã inaugurou sua 25ª (vigésima quinta) congregação que fica no bairro de Caiçara, município de Praia Grande/SP e nomeou para dirigir esta igreja o Pastor Nemias Assunção e sua esposa Pastora Regina Assunção. Nesta data foi lembrado, que em 15 de outubro de 1976, pelo Pr. Raimundo Ferreira da Silva, representado pelo Presbítero Oswaldo Rodrigues no Campo Eclesiástico em Arthur Alvim – SP; o jovem obreiro Nilton Batista de Araújo foi empossado para dirigir e pastorear a congregação de São Miguel Paulista, iniciando assim o seu Ministério Pastoral. Decorridos então até agora 40 anos de Ministério Pastoral bem sucedido, a seguir dirigiu as Congregações: Jardim Reni, Camargo Novo, em janeiro de 1985 integrou-se a Diretoria Geral de Evangelismo e Missões com tempo integral, no Campo de Araçatuba/SP, e em seguida foi transferido para o Campo de São José do Rio Preto, após para o Campo de Vila Helena-Santo André/SP; já pastor ordenado foi desafiado a presidir e pastorear o Campo de São Caetano do Sul-SP; foi Superintendente Distrital por dois mandatos.

Em março de 1995, o grande e o maior desafio, aceitar a pastorear a 1ª Igreja ‘’Pioneira’’ da IEAB em Jaçanã, onde está o nosso marco histórico, nossa base que se espalhou pelo mundo. Foi diretor geral de Evangelismo e Missões e superintendente regional da Sudeste I, também foi presidente da Comissão de Ordenação por 8 anos sendo também professor no SEAB e no Curso Pastoral por mais de uma década.

Pr. Nilton Batista de Araújo e sua esposa Valnei Araújo

Pr. Nilton Batista de Araújo e sua esposa Valnei Araújo

Passado mais de 21 anos sobre sua regência o Campo da IEAB Jaçanã conta com 25 congregações sediadas nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná e no exterior ‘’Paraguai’’, contendo 1627 membros, 5 Pastores ordenados, 39 Presbíteros / Missionárias, 62 Diáconos e Diaconisas; seria egoísmo da minha parte protagonizar esta história, digna de registro nos anais da nossa honrada denominação, para ser lembrada e seguida, por isso fui buscar parceiros: em São Miguel Paulista encontrei o Presbítero Vitor Naves Gomes, o primeiro a se converter em 1977 no Ministério Pastoral do Pr. Nilton, e por muito tempo pastoreia a referida; que definiu o Pastor assim: ‘’Um paizão e um líder por excelência, ocupa um lugar fundamental em minha vida e no meu ministério’’; em Camargo Novo, o Presbítero Aurélio disse: ‘’Um forte modelo de liderança, perseverança e determinação – um homem sábio’’; em São José do Rio Preto, o Dr. José Costa falou: ‘’Um homem que tem compromisso com o reino de Deus’’; em Vila Helena, o Pr. Laércio Eliziário, o definiu assim ‘’homem batalhador, empreendedor, da obra de Deus um visionário, nunca teve medo de lançar a rede e enfrentar desafios e acima de tudo um servo de Deus, revestido de um caráter inquestionável de humildade e amor’’, foi o pivô para inicio do meu Ministério, se eu cheguei onde estou hoje como pastor presidente do Campo de Jd. Alvorada, parte desta conquista devo a ele. Parabéns Pr. Nilton pelos 40 anos de Ministério ‘’Salmo 37.23: Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor ’’. Em São Caetano do Sul, Pr. Aparecido de Paula disse: ‘’ Um paizão, um verdadeiro paizão’’, também em São Caetano o Pastor Alirio Misael, o definiu: ‘’Um homem de Deus, que sabe enfrentar desafios, governar com ideias divergentes, porque ele é conciliador e agregador’’; Pr. Odair , disse: Ousado – tem coragem para agir na adversidade; Carlos Santana falou: ‘’Um pastor extremamente generoso’’; Gersio falou: ‘’Um homem de Deus, integro, amoroso e carinhoso’’ também não podia deixar de colocar aqui as definições de várias pessoas do Campo de Jaçanã, que definiram ele assim: ‘’Conciliador, homem de verdade, paizão, sério, perseverante, cumpridor de suas palavras, UMA SALA DE AULA GIGANTESCA DO SABER’’, enfim nós de Jaçanã validamos tudo o que foi dito dele até aqui, e por isso que termino essa matéria dizendo que: alguém que dirige um Campo Eclesiástico com 25 Congregações, 1627 Membros, 5 Pastores Ordenados, 39 Presbíteros e 62 Diáconos e Diaconisas sem conflitos, só posso dizer: ‘’PR NILTON BATISTA DE ARAÚJO – UM LÍDER POR EXCELÊNCIA’’.

Parabéns Pr. Nilton, pela sua vida, seu ministério e sua trajetória.

Presb. José Antônio

Presb. José Antônio

Please follow and like us:
0

2 comentários sobre “40 anos fazendo parte dessa história!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *